Descrição
O objetivo deste livro é fornecer a estudantes, profissionais e interessados uma publicação em que os fundamentos sobre Transporte Público Coletivo Urbano são abordados de forma sintética e prática.
As principais fontes de informação utilizadas na elaboração deste livro foram: Transporte Público Urbano, A. C. P. Ferraz e I. G. E. Torres; Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus – Planejamento e Operação, Mercedez Benz do Brasil; Public Transportation Planning, Operations and Management, G. E. Gray e L. Hoel; Urban Public Transportation – Systems and Technology, V. VUCHIC; Transportation for Livable Cities, V. VUCHIC; Guia TPC – Orientações para Seleção de Tecnologias e Implementação de Projetos de Transporte Público Coletivo, Ministério das Cidades, BNDES, Cooperação Financeira Alemã/Banco KFW e Oficina Consultores.
Como a maioria das viagens por transporte público coletivo urbano no Brasil e no mundo é realizada por ônibus, é natural que este modo de transporte tenha maior destaque no texto em relação às outras modalidades.
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Especificações
472 páginas – 16×23 – ISBN 978-65-84811-37-9 – 2023
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
1.1 A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE URBANO 1
1.2 O TRANSPORTE URBANO 2
Conceitos básicos 2
Motivos de viagem 2
Modos de transporte2
Classificações dos modos de transporte 2
Modos de transporte x tamanho da cidade 3
1.3 TRANSPORTE PÚBLICO URBANO 4
Importância 4
Modos de transporte público x tamanho da cidade 4
Planejamento, gestão e operação 5
Qualidade e eficiência 5
1.4 QUESTÕES 6
2. BREVE HISTÓRICO DO TRANSPORTE URBANO E
DA EVOLUÇÃO DAS CIDADES 9
2.1 HISTÓRIA DO TRANSPORTE URBANO 9
O princípio: deslocamento a pé ou com tração humana e animal9
O aparecimento do bonde com tração mecânica 11
O ônibus elétrico 13
O transporte aquático16
O aparecimento do carro 17
A bicicleta e a motocicleta 19
2.2 HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DAS CIDADES 21
2.3 QUESTÕES 23
3. MODOS DE TRANSPORTE URBANO 25
3.1 CLASSIFICAÇÃO DOS MODOS DE TRANSPORTE URBANO 25
Privado ou individual25
Público, coletivo ou de massa25
Semipúblico 25
3.2 MODOS PRIVADOS OU INDIVIDUAIS 26
A pé 26
Bicicleta28
Motocicleta, motoneta e ciclomotor32
Carro33
Patinete elétrico 37
3.3 MODOS PÚBLICOS, COLETIVOS OU DE MASSA 38
Sustentação e dirigibilidade38
Energia para a locomoção 39
Espaço utilizado na locomoção 44
Preferência em semáforos 44
Tipo de bilhetagem44
Tipo de parada 45
Operação em comboio 45
Modo ônibus 45
Modo bonde57
Modo metrô58
Modo VLT 61
Modo trem urbano 64
Principais características dos modos de transporte público65
3.4 MODOS SEMIPÚBLICOS 65
Carro alugado66
Transporte solidário (carpool)66
Transporte compartilhado (vanpool)67
Transporte fretado68
Táxi69
Táxi aéreo 72
Transporte programado via telefone (dial a ride) ou internet72
Lotação 74
3.5 FLEXIBILIDADE E CAPACIDADE DOS MODOS DE
TRANSPORTE URBANO 77
3.6 MODOS NÃO CONVENCIONAIS 78
Monotrilho 78
Aeromóvel 84
Ônibus com dirigibilidade automática85
Teleférico 89
Transporte ferroviário tipo funicular e cremalheira93
Elevador94
Embarcação 96
Correia transportadora99
Veículo de levitação magnética 100
3.7 QUESTÕES 102
4. COMPARAÇÃO ENTRE O TRANSPORTE COLETIVO E O
TRANSPORTE INDIVIDUAL 103
4.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO TRANSPORTE INDIVIDUAL 103
As vantagens 103
As desvantagens 104
4.2 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO 106
As vantagens 106
As desvantagens 106
4.3 COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DOS MODOS DE
TRANSPORTE URBANO 107
4.4 MOBILIDADE E DISTRIBUIÇÃO MODAL NO TRANSPORTE URBANO 115
4.5 AÇÕES EMPREGADAS PARA REDUZIR O USO DO CARRO 121
4.6 USO RACIONAL DO CARRO 123
4.7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 125
4.8 QUESTÕES 125
5. QUALIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO URBANO 127
5.1 VISÃO GERAL DA QUALIDADE 127
Fundamentos 127
Objetivos, direitos e obrigações dos atores 127
5.2 FATORES DE QUALIDADE PARA OS USUÁRIOS 131
Considerações iniciais 131
5.3 PADRÕES DE QUALIDADE PARA OS USUÁRIOS 140
A complexidade da definição de padrões de qualidade 140
O caso das tecnologias diferenciadas das grandes cidades142
5.4 AVALIAÇÃO GLOBAL DA QUALIDADE 143
5.5 QUESTÕES 146
6. EFICIÊNCIA NO TRANSPORTE PÚBLICO URBANO 149
6.1 EFICIÊNCIA ECONÔMICA 149
6.2 FATORES QUE AFETAM A EFICIÊNCIA ECONÔMICA 150
Tamanho dos veículos 150
Tipo e estado das vias 150
Distância entre paradas 150
Prioridade no sistema viário 151
Aproveitamento da frota 151
Configuração da rede de linhas 151
Traçado das linhas 152
Programação da operação 152
Aproveitamento dos recursos humanos152
Sistema de bilhetagem152
Administração e tamanho das empresas operadoras152
Morfologia da cidade153
Topografia da cidade153
6.3 AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA ECONÔMICA 153
Índice de quilômetros por veículo (km/veíc./dia)153
Índice de aproveitamento da frota (%)153
Índice de mão de obra (func./veíc.)154
Índice de passageiros por quilômetro (pass./km)154
Índice de passageiros por veículo (pass./veíc./dia)154
Custo por quilômetro (R$/km)155
Custo por passageiro (R$/km)155
Relação entre o valor efetivamente arrecadado e o valor
previsto por passageiro transportado (%) 155
6.4 PADRÕES DE EFICIÊNCIA ECONÔMICA 155
6.5 EFICIÊNCIA SOCIAL 156
6.6 QUESTÕES 156
7. INTEGRAÇÃO NO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO URBANO 159
7.1 INTEGRAÇÃO NO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS 159
7.2 INTEGRAÇÃO FÍSICA 160
7.3 INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA 161
7.4 INTEGRAÇÃO SINCRONIZADA 164
7.5 QUESTÕES 165
8. LINHAS E REDES 167
8.1 LINHAS DE TRANSPORTE PÚBLICO 167
Tipos de linhas167
8.2 REDES DE TRANSPORTE PÚBLICO 170
Rede radial170
Rede em grelha, grade ou malha172
Rede radial com linhas tronco e alimentadoras174
Redes de transporte público nas grandes cidades 177
8.3 PROJETO DAS REDES 177
8.4 PROJETO DAS LINHAS 178
Definição do traçado178
Distância entre os itinerários de ida e de volta180
Retidão dos itinerários181
Extensão das linhas183
Outros aspectos relevantes no projeto das linhas 184
8.5 REDES DE TRANSPORTE COLETIVO EM ALGUMAS CIDADES 185
8.6 QUESTÕES 192
9. PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DA OPERAÇÃO 195
9.1 DEMANDA DE PASSAGEIROS 195
Generalidades195
Distribuição da demanda ao longo de uma linha 196
Variação horária da demanda 198
Variação da demanda nas horas de pico 199
9.2 DESEMPENHO OPERACIONAL DOS VEÍCULOS 199
Movimento entre duas paradas 199
Movimento uniforme (velocidade constante)201
Tempo de permanência nas paradas201
Movimento entre dois terminais 203
9.3 DIMENSIONAMENTO DA OFERTA HORÁRIA 206
Determinação da frequência e da frota necessária 206
Intervalo entre veículos sucessivos 208
9.4 PROGRAMAÇÃO DA OPERAÇÃO AO LONGO DO DIA 210
Definição dos níveis de oferta210
Dimensionamento da frota211
Programação dos horários 212
9.5 ESTRATÉGIAS OPERACIONAIS ALTERNATIVAS 214
Controle dos horários de partida em terminais
ou bases de operação 214
Operação com aproveitamento máximo da frota214
Otimização da operação nas linhas215
9.6 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA OPERAÇÃO 217
9.7 PARÂMETROS QUANTIFICADORES DA OPERAÇÃO 218
9.8 CAPACIDADE DE TRANSPORTE EM UM CORREDOR 219
Parada de um comboio por vez em todas as paradas 219
Parada de mais de um comboio por vez em todas as paradas 221
Parada de um comboio por vez em paradas alternadas 221
Considerações adicionais 222
9.9 QUESTÕES 222
10. PAGAMENTO DA PASSAGEM E CONTROLE DO ACESSO 229
10.1 PAGAMENTO DA PASSAGEM 229
10.2 CONTROLE DE ACESSO 233
10.3 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA COBRANÇA E
CONTROLE DE ACESSO 235
Registrador mecânico de passageiros235
Registrador eletrônico de embarques e desembarques 236
Emissor de comprovante de pagamento 237
Cobrador automático com bilhete magnético238
Cobrador automático com cartão inteligente238
10.4 QUESTÕES 239
11. CONTROLE DA OPERAÇÃO 241
11.1 INTRODUÇÃO 241
11.2 TRABALHO DOS FISCAIS 241
11.3 TECNOLOGIAS UTILIZADAS 243
Radiocomunicador243
Identificador de coletivos 244
Registrador de passagem de coletivos 245
Rastreador de coletivos por satélite 245
Registrador do comportamento do condutor e do veículo 246
Registrador de viagens 246
Comunicador com os usuários 247
Acionador de semáforo247
Vigiador de locais, vias e interior de coletivos248
Tecnologias integradas248
11.4 SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTE 249
11.5 QUESTÕES 250
12. LEVANTAMENTOS E PESQUISAS 253
12.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 253
12.2 PRINCIPAIS LEVANTAMENTOS 254
Levantamento geral da cidade e do sistema de transporte 254
Levantamento da rede de linhas e estações/terminais 254
Levantamento da programação operacional das linhas 255
Levantamento da acessibilidade à rede de transporte coletivo 256
Levantamento dos locais de parada e dos pontos terminais 258
Levantamento da situação da frota259
Levantamento do sistema viário 259
Levantamentos diversos259
12.3 PRINCIPAIS PESQUISAS 260
Pesquisa de origem-destino das viagens por transporte coletivo260
Pesquisa da lotação ao longo da linha e movimento nas paradas265
Pesquisa da variação da demanda ao longo do dia266
Pesquisa da confiabilidade e da pontualidade 267
Pesquisa da demanda e da quilometragem de um dia de operação268
Pesquisa de opinião dos usuários 268
12.4 PESQUISA O–D COM DADOS DA BILHETAGEM ELETRÔNICA 270
12.5 QUESTÕES 276
13. PONTOS DE PARADA E ESTAÇÕES/TERMINAIS 281
13.1 CONCEITUAÇÃO 281
13.2 PONTOS DE PARADA 282
Instalações e equipamentos282
Distância entre paradas286
Formas de operação nos pontos de parada 287
Localização dos pontos287
Tipos de pontos de parada em relação à posição da guia 288
Dimensões e características geométricas dos pontos 290
Sinalização dos pontos de ônibus297
13.3 ESTAÇÕES/TERMINAIS DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO 298
Introdução 298
Instalações299
Estações/terminais abertos e fechados 300
Tipos de baias nas estações (terminais) 303
Projeto geométrico 304
Dimensionamento do número de baias307
13.4 ESTAÇÕES DE TRENS URBANOS 308
Elementos das estações de trens 308
Dispositivos especiais nas mudanças e cruzamentos de linhas 309
Tipos de baias no transporte sobre trilhos 309
Dimensionamento do número de baias nas estações 309
Arranjo físico dos trilhos e das plataformas nas estações 310
13.5 QUESTÕES 313
14. SISTEMA VIÁRIO: GEOMETRIA E PRIORIZAÇÃO 315
14.1 GEOMETRIA 315
Largura das faixas315
Superlargura nas curvas315
Raios mínimos de giro317
Declividade longitudinal318
Superelevação nas curvas318
Curvas verticais319
14.2 PRIORIZAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO 319
Considerações iniciais319
Prioridade nas vias319
Prioridade nas interseções322
14.3 QUESTÕES 327
15. INFORMAÇÕES AOS USUÁRIOS 329
15.1 INTRODUÇÃO 329
15.2 INFORMAÇÕES NOS VEÍCULOS 329
15.3 INFORMAÇÕES NOS PONTOS DE PARADA 331
15.4 INFORMAÇÕES NAS ESTAÇÕES/TERMINAIS 333
15.5 INFORMAÇÕES IMPRESSAS EM FOLHETOS 334
15.6 INFORMAÇÕES POR TELEFONE 335
15.7 INFORMAÇÕES VIA INTERNET/TELEFONE CELULAR 335
15.8 INFORMAÇÕES PELOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO 335
15.9 QUESTÕES 336
16. AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE TRANSPORTE 337
16.1 TAXA DE JUROS E TAXA MÍNIMA DE ATRATIVIDADE 337
Taxa de juros 337
Taxa mínima de atratividade (taxa de oportunidade de capital) 338
16.2 EXPRESSÕES PARA A TRANSFERÊNCIA DE CAPITAL 339
16.3 CUSTOS ASSOCIADOS AOS PROJETOS DE TRANSPORTE 340
Tipos de custos340
Valor presente e valor anual 341
16.4 VIABILIDADE DE PROJETOS (EMPREENDIMENTOS) 342
16.5 IMPACTOS DOS PROJETOS DE TRANSPORTE PÚBLICO URBANO 343
Benefícios associados aos projetos de transporte público coletivo343
Custos associados aos projetos de transporte público urbano 344
Impactos sobre o meio ambiente 344
Impactos sociais 346
Impactos sobre o uso e o valor do solo346
Impactos sobre sítios, monumentos e/ou edificações históricas 347
Impactos de maior magnitude347
16.6 AVALIAÇÃO ECONÔMICA 348
Fundamentos da avaliação econômica 348
Métodos (índices ou critérios) de avaliação econômica349
Análise de sensibilidade e de risco de um projeto 351
Seleção econômica de alternativas 351
16.7 AVALIAÇÃO MULTICRITÉRIO 352
16.8 QUESTÕES 359
17. CUSTOS NO TRANSPORTE COLETIVO URBANO 363
17.1 CÁLCULO DOS CUSTOS E DA TARIFA NO TRANSPORTE POR ÔNIBUS 363
Introdução 363
Breve histórico dos métodos de cálculo da tarifa 364
Custos no transporte por ônibus 365
Custos de capital 368
17.2 MÉTODO NEC PARA CÁLCULO DOS CUSTOS E DA TARIFA 374
Custos unitários mensais 374
Determinação do valor da tarifa380
Planilha eletrônica para aplicação do método NEC381
17.3 COMPENSAÇÃO TARIFÁRIA 381
17.4 FORMAS DE TARIFAÇÃO 382
No espaço382
No tempo383
Por quantidade 383
Subsídio e tarifa zero 384
17.5 IMPORTÂNCIA DO VALOR CORRETO DA TARIFA 385
17.6 CUSTOS DE IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO 385
17.7 CUSTOS DE AQUISIÇÃO DOS ÔNIBUS NACIONAIS 386
17.8 FINANCIAMENTO DO TRANSPORTE PÚBLICO 387
17.9 QUESTÕES 390
18. LEGISLAÇÃO BRASILEIRA 393
18.1 CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 393
18.2 LEI DE CONCESSÃO E PERMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS 393
18.3 QUESTÕES 411
19. PLANEJAMENTO, GESTÃO E OPERAÇÃO 413
19.1 INTRODUÇÃO 413
19.2 PLANEJAMENTO 415
19.3 GESTÃO 415
Regulamentação 416
Administração 416
Programação operacional417
Fiscalização 417
19.4 ORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO E DA GESTÃO 418
19.5 OPERAÇÃO 418
19.6 QUESTÕES 419
20. EMPRESAS OPERADORAS 421
20.1 TIPOS DE EMPRESAS OPERADORAS 421
20.2 ATIVIDADES ESSENCIAIS NAS EMPRESAS OPERADORAS 421
Planejamento 421
Organização 422
Direção e execução 422
Supervisão e controle422
20.3 ORGANIZAÇÃO DAS EMPRESAS OPERADORAS 423
Departamento de operação 424
Departamento de manutenção 424
Departamento de finanças425
Departamento de administração 426
20.4 DIMENSIONAMENTO DA FROTA E DE PESSOAL 427
Dimensionamento da frota 427
Dimensionamento dos recursos humanos 428
20.5 LOCALIZAÇÃO, ARRANJO FÍSICO E
DIMENSIONAMENTO DA GARAGEM 428
20.6 A VISÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A EMPRESA DE ÔNIBUS 430
20.7 QUESTÕES 431
21. O TRANSPORTE URBANO E AS CIDADES 433
21.1 TRANSPORTE X QUALIDADE E EFICIÊNCIA DAS CIDADES 433
21.2 OCUPAÇÃO DO ESPAÇO NA ÁREA CENTRAL DAS CIDADES 438
21.3 O CUSTO DO TRANSPORTE PÚBLICO E A
OCUPAÇÃO DO SOLO 440
Forma e porte da cidade441
Densidade populacional442
21.4 O TEMPO DE VIAGEM E A OCUPAÇÃO DO SOLO 443
21.5 O CUSTO DA INFRAESTRUTURA E A OCUPAÇÃO DO SOLO 445
21.6 AS CARACTERÍSTICAS DA CIDADE E O TIPO DE
TRANSPORTE PÚBLICO 446
Forma446
Grau de descentralização das atividades446
Índice de utilização do transporte público447
Tamanho447
21.7 TEMAS CORRELATOS 451
A Agenda 2030 da ONU 451
Um enfoque inovador na integração no transporte urbano: o MaaS 452
Avaliação da mobilidade urbana452
21.8 QUESTÕES 453
BIBLIOGRAFIA 455