Descrição
Este livro aborda um tema de fundamental importância para todos aqueles que se dedicam aos estudos organizacionais e/ou praticam a administração nas organizações: o trabalho do administrador.
Apesar das grandes mudanças econômicas, sociais e tecnológicas ocorridas ao longo de todo o século XX, período mais importante dos desenvolvimentos teóricos no campo da administração, e da continuidade dessas mudanças no início
do presente século, a natureza, ou seja, o foco das atividades do administrador, o agente ativo mais proeminente das organizações, ainda é descrita de forma parcial nos livros-textos de administração e, como conseqüência, é pouco difundida entre os alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação em administração e dos demais cursos nos quais a disciplina é parte da grade curricular.
O resultado é que provavelmente poucos sãos os alunos e profissionais da área de administração que sabem claramente o que diz a teria da administração sobre a natureza de seus trabalhos enquanto administradores. Essa visão é corroborada quando se indagam alunos em fase de conclusão de seus cursos de administração sobre o que faz o administrador. Comum é ouvir como resposta frases que nem de leve tocam a essência do trabalho do administrador. É fato que uma série de fatores estruturais do ensino universitário brasileiro está refletida nessas respostas, mas sem dúvida a pouca ênfase que se coloca na essência do trabalho do administrador nos livros-textos ajuda a ampliar essa lacuna de
conhecimento.
Poucos são os livros disponíveis no mercado editorial brasileiro que se dedicam a especificar de forma mais profunda a natureza do trabalho do administrador. Quando o fazem, somente contemplam parte menor de um de seus capítulos na abordagem de diferentes visões acerca da natureza do trabalho do administrador, seja ele o executivo de grandes corporações multinacionais ou o administrador-empreendedor de uma pequena empresa. E mesmo esse pequeno
espaço dos livros tem sido preenchido com essa temática apenas recentemente.
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Especificações
248 páginas – 16×23 – ISBN 978-85-7656-129-3 – Primeira edição – 2008
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Sobre os organizadores
Edmundo Escrivão Filho – Bacharel em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis pela UNICEP (Centro Universitário Central Paulista de São Carlos-SP) e Engenheiro de Produção pela EESC-USP (Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo); Mestre em Administração pela PUC-SP (Pontifícia Universidade de São Paulo-SP) e Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). É professor do curso de graduação em Engenharia de Produção da EESC-USP.
É professor, ex-Coordenador e atual Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da EESC-USP. É editor do livro “Gerenciamento na Construção Civil”, publicado pela EESC-USP e pelo CNPq-REENGE (1998).
Sergio Perussi Filho – Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Master of Business Administration (MBA) pela University of Pittsburgh, dos Estados Unidos. Engenheiro de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (SP). Bacharel em Química, pelo Instituto de Física e Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Experiência profissional na área financeira. Professor Universitário nas disciplinas de introdução à administração, estratégia empresarial, empreendedorismo e inovação tecnológica, em cursos de graduação e pósgraduação.
Consultor de empresas, com experiência relevante no segmento de pequenas empresas. É consultor da Embrapa Instrumentação Agropecuária, em projeto conjunto Embrapa/BID para transferência de tecnologia via criação de novas empresas de base tecnológica agropecuária e de Grupo Empresarial
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Sumário
Introdução
O trabalho do administrador: uma visão geral e crítica
Introdução
A Abordagem do Processo
A Abordagem dos Papéis
Contribuições Alternativas
Contribuições Contemporâneas
Conclusão
Questões
Notas
Capítulo 1
Administrar é planejar: a visão de Fayol
Introdução
Biografia e Obra
A função administração
Ensino administrativo
Princípios gerais de administração
Contextualização da Obra
O movimento das classes operárias
Um novo momento do capitalismo
Descrição de Fayol sobre o “Trabalho do Administrador”
Previsão
Organização
Comando
Coordenação
Controle
Críticas à Descrição de Fayol sobre o “Trabalho do Administrador”
Comentários sobre a Descrição e as Críticas
Formação do autor
Enfoque da análise
Contexto histórico, político, econômico e social
Métodos
Autoridade
Valores organizacionais acima dos valores individuais
Homogeneidade
Qualidades e conhecimentos desejáveis aos executivos
Sistematização dos conceitos da teoria fayoliana
Considerações Finais
Questões
Estudo de Caso: Tudo Limpo, Mas…
Questões para discussão sobre o estudo de caso
Notas
Capítulo 2
Administrar é coordenar: a visão de Koontz e O’Donnell
Introdução
Biografia e Obra
Contextualização da Obra
Descrição de Koontz e O’Donnell sobre o “Trabalho do Administrador”
Funções administrativas
Universalidade das funções
Críticas à Descrição de Koontz e O’Donnell sobre o “Trabalho do Administrador”
Comentários sobre a Descrição e as Críticas
Considerações Finais
Questões
Estudo de Caso: O Gerente Romualdo
Questões para discussão sobre o estudo de caso
Notas
Capítulo 3
Administrar é dirigir, dar visão e fixar o curso dos negócios: a visão de Peter Drucker
Introdução
Biografia e Obra
Contextualização da Obra
Descrição de Peter Drucker sobre o “Trabalho do Administrador”
Críticas à Descrição de Peter Drucker sobre o “Trabalho do Administrador”
Comentários sobre a Descrição e as Críticas
Considerações Finais
Questões
Estudo de Caso: Retífica de Motores Piracema Ltda.
Questões para discussão sobre o estudo de caso
Notas
Capítulo 4
Administrar é comunicar e obter cooperação a visão de Chester Barnard
Introdução
Biografia e Obra
Contextualização da Obra
Descrição de Barnard sobre o “Trabalho do Administrador”
Teoria da cooperação e da organização formal
Apresentação As funções do executivo
Críticas à Descrição de Barnard sobre o “Trabalho do Administrador”
Comentários sobre a Descrição e as Críticas
Considerações Finais
Questões
Estudo de Caso
Questão para discussão sobre o estudo de caso
Notas
Capítulo 5
Administrar é decidir: a visão de Simon
Introdução
Biografia e Obra
Contextualização da Obra
Descrição de Simon sobre o “Trabalho do Administrador”
O processo de decisão racional
Influência organizacional
Elementos da decisão
Críticas à Descrição de Simon sobre o “Trabalho do Administrador”
Comentários sobre a Descrição e as Críticas
Considerações Finais
Questões
Estudo de Caso: Comprar ou Fabricar?
Questões para discussão sobre o estudo de caso
Notas
Capítulo 6
Administrar é desempenhar papéis gerenciais: a visão de Mintzberg
Introdução
Biografia e Obra
Contextualização da Obra
Descrição de Mintzberg sobre o “Trabalho do Administrador”
Papéis interpessoais
Papéis informacionais
Papéis decisionais
Críticas à Descrição de Mintzberg sobre o “Trabalho do Administrador”
Comentários sobre a Descrição e as Críticas
Considerações Finais
Questões
Estudo de Caso
Questões para discussão sobre o estudo de caso
Notas
Capítulo 7
Administrar é estabelecer agenda e criar redes de contatos: a visão de Kotter
Introdução
Biografia e Obra
Contextualização da Obra
Descrição de Kotter sobre o “Trabalho do Administrador”
Críticas à Descrição
Comentários sobre a Descrição e as Críticas
Considerações Finais
Questões
Estudo de Caso: Liderando a Mudança
Questões para discussão sobre o estudo de caso
Notas
Capítulo 8
Administrar é atender a demandas sob restrições e escolher agenda: a visão de Stewart
Introdução
Biografia e Obra
Contextualização da Obra
Origens e desenvolvimento do modelo
Descrição de Stewart sobre o “Trabalho do Administrador”
Críticas à Descrição de Stewart sobre o “Trabalho do Administrador”
Comentários sobre a Descrição e as Críticas
Considerações Finais
Questões
Estudo de Caso: Rápido e Ligeiro
Questão para discussão sobre o estudo de caso
Notas
Capítulo 9
Administrar é diagnosticar o comportamento da organização e construir a sua arquitetura: a visão de Nadler e Tushman
Introdução
Biografia e Obra
Contextualização da Obra
A ênfase no trabalho
A ênfase nas pessoas
Estrutura formal versus estrutura informal
As organizações como sistemas abertos
Descrição de Nadler e Tushman sobre o “Trabalho do Administrador”
O modelo de congruência do comportamento organizacional
O insumo
O produto
O processo de transformação
O Conceito de Congruência
Utilizando o modelo de congruência
Críticas à Descrição de Nadler e Tushman sobre o “Trabalho do Administrador”
Comentários sobre a Descrição e as Críticas
Considerações Finais
Questões
Estudo de Caso
Questões para discussão sobre o estudo de caso
Notas
Capítulo 10
Administrar é aprender continuamente: a visão de Peter Senge
Introdução
Biografia e Obra
Contextualização da Obra
Descrição de Senge sobre o “Trabalho do Administrador”
Críticas à Descrição de Senge sobre o “Trabalho do Administrador”
Comentários sobre a Descrição e as Críticas
Considerações Finais
Questões
Estudo de Caso
Questões para discussão sobre o estudo de caso
Notas
Capítulo 11
Administrar é construir competências para moldar e explorar o futuro: a visão de Prahalad
Introdução
Biografia e Obra
Contextualização da Obra
Descrição de Prahalad sobre o “Trabalho do Administrador”
Críticas à Descrição de Prahalad sobre o “Trabalho do Administrador”
Comentários sobre a Descrição e as Críticas
Considerações Finais
Questões
Estudo de Caso: Pedalando Contra os Chineses
Questões para discussão sobre o estudo de caso
Notas
Capítulo 12
O administrador de pequenas empresas
Introdução
A Gestão da Pequena Empresa
A Necessidade de uma Teoria Administrativa da Pequena Empresa
Afinal, o Que É uma Pequena Empresa?
Critérios para classificação de empresas segundo seu porte
Caracterização das pequenas empresas
Críticas aos Estudos de Pequenas Empresas
Administração de Pequenas Empresas: Revendo Conceitos Administrativos
O que é uma empresa de sucesso? A que cresceu?
Todas as Empresas Visam, em Primeiro Lugar, ao Lucro. Sempre?
Afinal, o que faz o administrador de pequenas empresas?
Empreendedorismo
Considerações Finais
Questões
Estudo de Caso
Questões para discussão sobre o estudo de caso
Notas
Capítulo 13
A tensão administrativa: a visão de Guerreiro Ramos
Introdução
Biografia e Obra
Contextualização da Obra
Ação Social
Tipo ideal
As duas racionalidades
Ação racional com relação a fins
Ação racional com relação a valores
Problemas Éticos da Organização
Tensão entre as Duas Éticas
Descrição de Guerreiro Ramos sobre o “Trabalho do Administrador”
Considerações Finais
Questões
Estudo de Caso
Questão para discussão sobre o estudo de caso
Notas