Descrição
Este livro trata das relações entre a experiência de intercâmbio cultural no exterior para a aprendizagem e aperfeiçoamento da Língua Inglesa e as repercussões disso na identidade de jovens graduandos. Procuramos compreender como a aprendizagem e a assimilação de aspectos culturais de uma outra língua afetam o processo de “construção/desconstrução” da identidade de jovens intercambistas. Considerando que o ser humano, como ser cultural e social, constitui a linguagem e é constituído pela mesma, analisamos a importância, as articulações e a interdependência da cultura, linguagem e relações sociais na formação da identidade dos seres humanos.
Realizamos um estudo com estudantes de ambos os sexos, que foram contemplados com bolsas de estudo para intercâmbio cultural em países de língua inglesa. Constatamos que a experiência adquirida favoreceu mudanças no seu modo de pensar e agir, extrapolando a mera aquisição e aperfeiçoamento de competências linguísticas, proporcionando aos jovens desenvolvimento cultural, pessoal e profissional, o desenvolvimento da autoconfiança, crescimento em maturidade e o respeito pela diferença e pela diversidade cultural.
Ficou evidente também o movimento, a fluidez e a dinâmica do processo de “construção/desconstrução” da identidade humana.
_______________________________________________________________
Especificações
160 páginas – 14×21 – ISBN 978-85-7656-039-5 – Primeira edição – 2016
Sumário
Prefácio
Apresentação
Introdução
Capítulo 1 – Cultura, Língua e Educação
1.1 Cultura: o ser humano como ser cultural e social
1.2 A língua inglesa: sua utilização e ensino no Brasil
1.3 Língua internacional: a disseminação do inglês
1.4 A língua inglesa na era da globalização
1.5 Cultura, educação intercultural e educação sociocomunitária
Capítulo 2 – Identidade, Cultura e Interculturalidade
2.1 Considerações sobre a identidade
2.2 Língua, cultura e identidade: articulações e interdependência
2.3 A identidade e a aquisição de uma segunda língua
2.4 Intercâmbio cultural: experiência no exterior
2.5 Interculturalidade e transformações sociais
Capítulo 3 – O Desenvolvimento do Estudo
3.1 Caracterização do campo e dos sujeitos da pesquisa
3.2 A pesquisa qualitativa
3.3 Procedimentos de coleta dos dados
3.4 Dados coletados
Capítulo 4 – Análise e Discussão dos Dados Coletados
4.1 Análise e discussão
4.2 Comentários
Considerações Finais
Referências
Apêndice – Entrevistas Realizadas com os 17 Partcipantes da Pesquisa