Descrição
Em 2018 um Grupo de Trabalho foi formado com a tarefa de, a partir das Expectativas de Aprendizagem do componente curricular de Ciências Humanas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), elaborar um material pedagógico com objetos de conhecimento locais e regionais. O Grupo de Trabalho foi constituído com professores da rede municipal atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, professores de Língua Portuguesa e outros docentes colaboradores entre os anos de 2018 e 2019.
A partir desses encontros, foram produzidos um Guia de Planejamento e Orientação ao Professor e um Caderno de Atividades para os estudantes, com Sequências Didáticas que abordassem os conteúdos locais de Geografia e História, para ser utilizado em sala de aula com o 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Esse material foi colocado em teste em 2019, momento em que foi apontada, pelos professores que utilizaram o material, a necessidade de algumas revisões.
O material, incluindo o Guia de Planejamento e Orientações ao Professor e o Caderno de Atividades, foi distribuído a todas as Unidades Escolares, de modo que constem do acervo das bibliotecas e salas de leitura, possibilitando que alunos e professores possam trabalhar os conteúdos de Geografia e História do Ensino Fundamental de forma significativa e contextualizada, interligando as temáticas gerais desses componentes curriculares ao estudo da realidade local dos alunos.
Disponibilizar um material que tem suas raízes no território descalvadense e circunvizinho, entendido como um espaço dinâmico onde o intercâmbio entre o particular e o global contribui significativamente para a formação dos alunos. Integrar perspectivas locais e globais enriquece o processo educacional, proporcionando aos estudantes uma compreensão mais holística e contextualizada do mundo. Ao reconhecer a importância do seu próprio contexto cultural e social, os alunos desenvolvem uma consciência local que os conecta profundamente com sua comunidade e identidade. Simultaneamente, ao explorar e compreender as dinâmicas globais, os estudantes são capacitados a se tornarem cidadãos globais responsáveis, capazes de entender e enfrentar os desafios interconectados do mundo contemporâneo.
Especificações
Guia de Planejamento e Orientações ao Professor
210 páginas – 21×28 – ISBN 978-65-84811-62-1
Clique aqui para baixar o Guia de Planejamento e Orientações ao Professor
Caderno de atividades
136 páginas – 21×28 – ISBN 978-65-84811-61-4
Clique aqui para baixar o Caderno de Atividades