Descrição
As empresas, principalmente as indústrias que buscam desesperadamente lucro cada vez maior, sem responsabilidade social e ambiental, é que estão destruindo irreversivelmente o mundo. Em 2007 foi publicada uma pesquisa, gerando mais de 70 mil informações, denominada de Anuário da Gestão Ambiental. Foram obtidos dados de 412 empresas das 500 maiores do Brasil, que representam R$ 900 bilhões e empregam cerca de 1,8 milhão de pessoas.
O Efeito Estufa, que tanto assusta o planeta, é causado principalmente pelo excesso de gás carbônico (CO2) na atmosfera, sendo as empresas as responsáveis por sua emissão no meio ambiente. Apenas 28% das empresas de grande porte contam com projeto de redução desse gás. Além disso, a maioria absoluta das empresas não usa fontes alternativas de energia e 85% não utilizam papel reciclado. E pior: 71% delas omitem seu passivo ambiental no balanço publicado à sociedade em jornais de grande circulação.
O Anuário aponta que as tentativas de melhoria não passam de projetos teóricos: 40% ainda pesquisam tecnologia para reduzir suas emissões poluidoras e 95% não realizam coleta seletiva de lixo. A reciclagem, além disso, é mais uma forma de ganho com o reprocessamento de seus resíduos. Esses dados preocupantes evidenciam que a pressão pública encabeçada pelos governos e seus órgãos ambientais precisa ser incrementada e que novas leis federais, estaduais e municipais devem ser propostas e sancionadas com o fim de mudar esse estado de coisas.
A Educação Ambiental Empresarial no Brasil (EAEB) paralelamente à fiscalização das empresas são duas medidas compulsórias que têm de ser implementadas em todos os níveis de governo. Será que elas estão sendo realmente aplicadas e se mostram eficazes? Quem são os atores sociais envolvidos nessa seara? O que eles vêm fazendo de útil? Qual o papel da universidade? Das empresas? Leia este livro e essas indagações lhe serão respondidas.
Especificações
368 páginas – 16×23 – ISBN 978-65-80035-02-1 – 2019 – Segunda Edição
Sobre o organizador
Alexandre de Gusmão Pedrini é biólogo com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estagiou na Universidade de Paris VI e Museu Britânico de História Natural. É professor-associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Participa de variados coletivos em rede, como a Rede Brasileira de Educação Ambiental, e coletivos científicos, como a Sociedade Botânica do Brasil. Participa de comitês de avaliação de programas, projetos e periódicos científicos internacionais, como Management of Environmental Quality, e nacionais, como Ciência e Educação, Pesquisa em Educação Ambiental e Revista Brasileira de Educação Ambiental. Publicou nove coletâneas com cerca de 50 colegas e trabalhos no Brasil e no exterior.
Sumário
Introdução
A Contribuição Original da Academia
Avaliação da Educação Ambiental Empresarial: Uma Metodologia para Aferir Sua Qualidade
Alexandre de Gusmão Pedrini
Contribuições Pedagógicas para a Educação Ambiental Empresarial
Berenice Gehlen Adams, Luciana Gehlen
Educação Ambiental e a Norma Iso 14001: O Processo de Capacitação sob a Perspectiva do Público Interno
Fabiano Milano Fritzen, Susana Inês Molon
Educação Ambiental Empresarial: Uma Avaliação de Práticas no Sudeste Brasileiro
Nina Beatriz Bastos Pelliccione, Alexandre de Gusmão Pedrini, Alphonse Kelecom
Empresas de Consultoria Ambiental no Rio de Janeiro e sua relação com a Educação Ambiental Empresarial
Amanda Berk , Alexandre de Gusmão Pedrini
A Educação Ambiental Empresarial/Corporativa no Brasil: Uma Reflexão sob a Perspectiva Universitária
Alexandre de Gusmão Pedrini
A Contribuição Perseverante das Empresas de Consultoria em EAEB
Oportunidades Perdidas para Aplicação Efetiva de Programas de Educação Ambiental nas Empresas
Dora Abreu
Educação Ambiental Empresarial na Prática: Relato de Experiência de Projeto Pedagógico em Ação em Minas Gerais
Filipe Freitas C. M. Carvalho
Reflexões Acerca das Mentes Que Pensam a Gestão Ambiental em Empresas: O Lugar das Mentes Conscientes
Ivana de Campos Ribeiro
Limites e Possibilidades da Educação Ambiental em Empresas em Relação aos Públicos Preferenciais
José Henrique Porto Silveira
Estudos Ambientais como Fonte de Conhecimento para Prática da Educação Ambiental Empresarial
Lídia Maria dos Santos
Conceitos e Práticas de Educação Ambiental Empresarial no Brasil e a Evolução do Papel Social das Empresas
Lucilene Danciguer, Edison Carvalho, Samuel Macarini
Educação Ambiental Empresarial: Uma Experiência nos Anos 90
Patrícia Otero, Marcia Gil Knobel
A Busca entre a Compatibilização da Qualidade da EAEB e o Lucro Empresarial
Empresa e Educação Ambiental: “Dá pra Casar?”
Alexandra Zühlsdorff Mendes Silva
Educação Ambiental Empresarial Brasileira, Sonho ou Realidade na Busca da Excelência Ambiental? O Exemplo de um Estudo de Caso
Suzana Rastelli Sattamini
Programa de Educação Ambiental para Sustentabilidade – Itaipu Binacional
Silvana Vitorassi
A Educação Ambiental como Processo Transformador – Estudo de Caso: A Favela Mário Cardin
Patrícia de Fátima Goularth
A Busca por uma EA Emancipatória pelos Licenciadores Ambientais Governamentais
Educação Ambiental e Licenciamento no Espírito Santo: Novas Etapas de Percurso
Ulisses Louvada Mantovani
Educação Ambiental no Âmbito do Licenciamento Ambiental no Estado de Minas Gerais, Brasil
Maria de Fátima Melo Maia