Descrição
O presente livro foi idealizado com o intuito de divulgar o estado atual das pesquisas sobre perifíton no Brasil e, neste sentido, foi bastante feliz. Os 15 capítulos que o compõem abordam: o conceito de perifíton e sua diversidade taxonômica e ecológica; uma abordagem cienciométrica das tendências e lacunas de seu estudo no país; o papel do perifíton na ciclagem de nutrientes e na teia trófica; a colonização e a sucessão da comunidade perifítica; a comunidade perifítica em rios; a amostragem e as medidas da estrutura da comunidade perifítica; a produção primária do perifíton; o perifíton como indicador de qualidade da água; e os aspectos ecológicos e as aplicações do enriquecimento e da difusão de sais em substratos.
Os capítulos focalizam ainda os fatores envolvidos na distribuição e na abundância do perifíton em ecossistemas lênticos e na distribuição e abundância dessa comunidade e os principais padrões encontrados em ambientes de planície de inundação. Consta, também, uma chave artificial para identificação dos gêneros de diatomáceas mais comumente encontrados no perifíton e no metafíton de ambientes aquáticos e outra para identificação dos gêneros das demais algas desses mesmos ambientes. Complementa a obra um capítulo sobre as bactérias perifíticas de águas continentais e outro sobre o perifíton heterotrófico.
Como se vê, uma abordagem bastante abrangente que contou, para sua realização, com a colaboração de especialistas do melhor escol do Brasil e da Argentina.
Carlos E. M. Bicudo
Especificações
413 páginas – 16×23 – ISBN 978-85-7656-293-1 – 2013