Descrição
Nesta obra apresentamos informações sobre 134 flores com potencial alimentício que ocorrem no território brasileiro, incluindo espécies cultivadas, naturalizadas e/ou nativas.
O objetivo maior é que as pessoas que acessarem esta obra obtenham informações em linguagem simples e passem a conhecer melhor, através das imagens, as inúmeras famílias botânicas que disponibilizam flores alimentícias, possibilitando reconhecê-las em seus quintais, jardins e nos caminhos que percorrerem diariamente.
Esperamos contribuir para ampliar o desejo das pessoas de cultivar flores para embelezar, colorir e perfumar seus espaços de vida e que algumas dessas flores também possam ser utilizadas como alternativa para diversificar a alimentação diária. E, através da simplicidade expressa em cada página, dedicamos esta obra a todos os que se propuserem a observar as formas, cores e beleza das flores, principalmente aos que se encorajarem a degustar os seus sabores.
______________________________________
QRCode para acesso ao livro:
Clique aqui para acessar o livro:
Flores com Potencial Alimentício
______________________________________
Especificações
172 páginas – 14×21 – ISBN 978-65-84811-20-1 – 2023 – e-book
______________________________________
Sobre os Autores
Andréia Sangalli
Bióloga, formada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com mestrado em Agronomia – Produção Vegetal, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutorado em Agronomia – Produção Vegetal, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Realizou pós-doutorado em Horticultura, na linha de botânica, etnobotânica e fitoquímica de plantas hortícolas, na Faculdade de Ciências Agronômicas, Unesp de Botucatu. Atua como professora na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) desde 2008.
Coordenou o Curso de Graduação Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) e o Curso de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade (PPGET), lotados na Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD), nos quais ministra aulas na área de Ciências da Natureza, desenvolvendo estudos e pesquisas nas linhas de: Etnociências; Etnobotânica; Diversidade vegetal com potencial alimentício e medicinal; e Saúde, meio ambiente e ensino de Ciências no contexto dos povos camponeses e comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul.
Lin Chau Ming
Engenheiro agrônomo formado na Escola Superior de Agricultura ´Luiz de Queiroz´ (USP), possui especialização em Fitoterapia e Fitofármacos pela Escola de Saúde Pública do Paraná, mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná, doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Unesp de Jaboticabal e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Unesp de Botucatu. Trabalhou na EMATER, PR, como extensionista rural, realizou pós-doutorado e estágio sênior em Etnobotânica no Jardim Botânico de Nova York e pós-doutorado em Agroecologia na Columbia University em Nova York.
Atualmente é professor titular voluntário do Departamento de Produção Vegetal (Horticultura) da Unesp e credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Horticultura) da mesma faculdade.
Foi coordenador do programa de pós-graduação em Horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu e editor-chefe da Revista Brasileira de Plantas Medicinais.
Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Horticultura, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, botânica, etnobotânica, horticultura, óleo essencial, agricultura indígena, agrobiodiversidade e plantas hortícolas não convencionais. Foi também editor-chefe da revista Ethnoscientia, tendo sido presidente por duas gestões.